25 de out. de 2013

The Red Shoes (And the red lipstick)

Devido a minha velha mania de prezar pelos meus gostos de infância, quando eu li Sapatilhas Cor-de-rosa - Na Ponta dos Pés um pouco tarde demais para considerá-lo um livro bom, ainda assim, fiquei pensando que eu adoraria tê-lo conhecido no auge dos meus dez anos.
De qualquer forma, acatei as boas dicas bailarinísticas do livro e li o conto de Andersen que inspirou o balé de mesmo nome: Os Sapatinhos Vermelhos. De fato, a história não supera O Patinho Feio, mas a impressão que fica, ao final, é a de que daria mesmo um bom balé.
Então, nas minhas andanças pela internet, descobri que havia um filme... "The Red Shoes". Corri a assisti-lo e me decepcionei com o roteiro, especialmente pelo final "psicodélico". Minha opinião. Depois de longas duas horas, o filme acabou me deixando com aquela coisa "as cenas de dança salvaram" porque, de fato, delas não se pode reclamar. Inclusive um dos grandes destaques do filme, eu diria o clímax, se dá na interpretação do balé, com loooongas (oba!) cenas que fazem suspirar qualquer quase-bailarino.
No fim das contas, olhando o filme como o todo, acho que vale a pena assisti-lo.
Há também uma outra coisa que chamou, particularmente, minha atenção: é uma bela oportunidade de conferir "altos makes" de espetáculo. Segue os closes que consegui printar.

Coppelia

Giselle

Les Sylphide

O Lago dos Cisnes

Os Sapatinhos Vermelhos
Confesso que não entendo muito de maquiagem de balés de repertório, já que, na academia em que faço aulas, não dançamos balés de repertório. Porém, eles sempre me servem de inspiração para minhas maquiagens de palco (IX Mostra de Dança Vivarte, me aguarde!).
Na década de 40, era moda sobrancelha fininha? Bem, devo dizer que, fora isso (porque eu gamo nas sobrancelhas marcadas), achei um arraso!
Além do mais, não sei se vocês notaram,  o bocão vermelho está em todas. <3

Um comentário:

  1. óia!
    eu também não achei Red Shoes lá essas coisas, mas é lá essas coisa ao mesmo tempo! heheh

    até que enfim voltou a postar! o/

    Beijos!
    Cyndi.

    ResponderExcluir