7 de mar. de 2013

I Workshop de Dança Contemporânea em Estância


Na semana passada, ocorreu o I Workshop de Dança Contemporânea em Estância, uma iniciativa da Escola de Dança Vivarte e do bailarino e coreógrafo sergipano Everaldo Pereira. 
"Há 14 anos, Everaldo reside em Londres e é criador da Compainha de Dança Nu Tempo, que vem realizando belos e reconhecidos trabalhos na arte da dança. Com muitos dos seus familiares estancianos, tem o orgulho de voltar à terra e demonstrar, de perto, o seu talento (...) Seu programa é focado no movimento e na musicalidade. Com atenção particular às habilidades do desempenho, suas práticas dinâmicas fazem você viajar através do espaço e apreciar seu corpo usando uma gama de ritmo e estilos"

Ele disse, em seu perfil no Facebook:
Atravessar o Oceano Atlântico e voltar às minhas raízes, mais precisamente à Estância, para fazer um workshop, é, sem dúvidas, umas das coisas mais bacanas que poderia ter feito nessa minha temporada no Brasil.
O evento ocorreu entre  25 de fevereiro e 01 de março e contou com a participação do percussionista, também sergipano, Pedro Mendonça.

Talvez já tenha dado para notar o quanto esse Workshop foi uma experiência maravilhosa para todos nós que tivemos a oportunidade de integrá-lo, e, quanto às particularidades de cada um, o modo como nosso já querido professor realizou seu trabalho só pareceu evidenciá-las.
Praticamente, desde o momento em que ingressei no balé, também me vi envolvida na dança contemporânea. Mas é certo dizer que essa foi a primeira vez em que eu me permiti a espontaneidade indispensável neste tipo de dança, vejo agora que, por um motivo ou por outro, eu não me deixava "levar", a não ser quando os passos já me eram apresentados de antemão, não dava a liberdade pela qual meu corpo, silenciosamente, implorava, aqueles movimentos fluidos que nos dão o prazer de poder expressar livremente qualquer coisa. Eu me senti nativa nesta "viagem através do espaço" e, consequentemente, extremamente feliz. E minha professora que sempre nos diz "quem dança uma coisa, dança qualquer coisa"...

A finalização do evento se deu com uma aula em local público; familiares, amigos, admiradores da dança e demais curiosos puderam, então, apreciar uma parte dos trabalhos que foram realizados durante a semana, numa extraordinária noite cultural.
Participantes do I Workshop de Dança Contemporânea em Estância

Nenhum comentário:

Postar um comentário